Saiba por que os backups são necessários em relação aos dados laboratoriais
O armazenamento de dados de análises laboratoriais é - ou pelo menos, deve ser - uma grande preocupação para os laboratórios, pois esses são documentos valorosos que, às vezes, precisam ser recuperados.
A realização de backups com certa frequência é de extrema importância. Continue a leitura para saber mais.
O que são backups?
Por definição, backup, ou cópia de segurança, é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro, para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.
Toda empresa deve fazê-lo com frequência. Especialmente, as instituições de saúde que lidam com dados muito delicados.
Por que os dados precisam ser armazenados?
O armazenamento e a recuperação de dados de análises laboratoriais são uma grande preocupação para os laboratórios pelas seguintes razões:
Em caso de contestação, os resultados da análise podem ser revalidados;
Os resultados analíticos gerados por laboratórios são reconhecidos e podem ser usados como prova em disputas legais;
Os resultados dos projetos de pesquisa podem fornecer orientações úteis para a continuação futura de trabalhos relacionados por outros cientistas.
Além disso, desde 2020, está em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulariza o armazenamento dos dados e é extremamente rigorosa na área da saúde. Por isso, os backups de segurança com frequência são essenciais.
Conheça o LABSYS WEB, o Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui seu laboratório. Saiba como podemos auxiliar sua gestão laboratorial!
Fale com nossos consultores
0800 707 5900 (Comercial)
(35)3729-9918 (Whatsapp)
Acompanhe nossas redes
@labsysweb
Compartilhe essa postagem