0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Confira a importância da LGPD para os laboratórios de análises clínicas

17/06/2021
Confira a importância da LGPD para os laboratórios de análises clínicas

A nova legislação de proteção aos dados dos pacientes trará maior confiança ao seu laboratório.


Descubra como se adequar à nova legislação e trazer maior transparência e confiança para seu laboratório.

Olhar para o futuro da saúde passa por implementar tecnologias e sistemas em seu laboratório que auxiliem na otimização de processos, organização de documentos e dados.

A Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) é um passo fundamental para que a cultura de segurança seja implementada pelas empresas, inclusive nas organizações de saúde.  Ela garante um processo de transparência que beneficia pacientes e gestores.

Implementar as diretrizes da LGPD em um laboratório de análises clínicas passa por diversos planos de ação que devem ser orientados por seus gestores. Leia a seguir os pontos fundamentais para que a aplicação da nova legislação seja bem sucedida.


Principais mudanças na rotina dos laboratórios

Gestores laboratoriais que já passaram pela implementação das diretrizes da LGPD ressaltam quais são os principais pontos que merecem atenção: 


  1. Garantir a atualização da equipe e realizar treinamentos para divulgar a nova cultura de proteção aos dados;

  2. Realizar a identificação e organização dos dados coletados que serão utilizados;

  3. Revisar os termos de consentimento assinados pelo paciente. Informar a eles quando e por quem seus dados foram ou poderão ser utilizados. Oferecer também a possibilidade de solicitar a exclusão desses dados se for a vontade dos pacientes;

  4. Trabalhar com redes criptografadas e redes monitoradas que garantam a segurança das informações em um ambiente controlado;

  5. Desenhar um plano de gerenciamento de crise, caso venha a acontecer algum vazamento de dados.


Uma mulher de jaleco branco, está sentada na frente de um computador. Atrás dela, vemos microscópios e equipamentos laboratoriais.Uma mulher de jaleco branco, está sentada na frente de um computador. Atrás dela, vemos microscópios e equipamentos laboratoriais.

Como começar a adequação à nova lei 

Certamente, a adequação à LGPD trará resultados positivos para os laboratórios, como maior transparência, segurança e confiabilidade. 

Os laboratórios de análises clínicas trabalham com dados sensíveis gerados em cada atendimento e exame. Portanto, é crucial adequar-se à nova lei e disseminar a cultura de proteção de dados nos laboratórios.

O primeiro passo é realmente atualizar-se e conhecer a LGPD. O segundo é realizar um plano estratégico de implementação. Feito isso, os gestores devem procurar por soluções tecnológicas que contem com funcionalidades avançadas para a proteção das informações. 


Além disso, o software ou plataforma a ser escolhido deve estar atualizado com as novas diretrizes da LGPD. O LABSYS WEB oferece toda assistência e suporte para que laboratórios de análises clínicas possam implementar a nova mudança de forma segura e rápida.

Tomando essas ações, a gestão laboratorial será mais produtiva e eficiente, com o centro dos cuidados e demandas em seus pacientes. Consequentemente, seus pacientes estarão mais satisfeitos e seu laboratório ganhará confiança e fidelidade.


Conheça o LABSYS WEB,  o Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui seu laboratório. Saiba como podemos auxiliar sua gestão laboratorial!

 

                                                      Fale com nossos consultores                                                     

0800 707 5900 (Comercial)
(35)37299929 (Whatsapp)

 

Acompanhe nossas redes

@labsysweb

www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE