0800 707 5900 35 9 9802 9995 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Veja 5 dicas de como otimizar a gestão financeira do seu laboratório

07/01/2021
Veja 5 dicas de como otimizar a gestão financeira do seu laboratório

O gerenciamento de um laboratório deve contar com uma gestão financeira eficiente. Confira quais os pontos fundamentais.


A atividade de gerir um laboratório de análises clínicas requer um olhar técnico e de mercado de seus profissionais, para que as falhas e gastos excessivos transformem-se em oportunidades e bons resultados para a gestão.

Dentre as variadas facetas do gerenciamento laboratorial está a Gestão Financeira, essencial para a saúde do ecossistema do seu negócio. Ela compreende o conjunto de ações e procedimentos administrativos como planejamento, registro, análise e controle das movimentações financeiras da empresa. 


A seguir, separamos dicas valiosas para que seu laboratório possa contar com uma gestão financeira inteligente e eficaz.


Realize uma avaliação estratégica das atividades financeiras

Primeiramente, é fundamental que os gestores façam avaliações frequentes e detalhadas para que as melhores estratégias possam ser traçadas:


  • Classificação de despesas (custos variáveis e fixos);

  • Montagem de fluxo de pagamentos e recebimentos;

  • Montagem de fluxo de pagamentos e recebimentos baseado no acompanhamento das contas a pagar e a serem recebidas;

  • Controle dos movimentos bancários e do caixa;

  • Organização de registros e documentos para verificar se estão sendo controlados corretamente;

  • Trabalho com previsões de renda e fluxos de caixa;

  • Conhecimento da rentabilidade e lucratividade da empresa para acompanhar a evolução dos lucros e do patrimônio.


Tendo organizado uma avaliação completa, fica mais fácil seguir para o próximo passo: definir as funções estratégicas.


Definir as funções estratégicas

Alinhar as funções estratégicas com a gestão financeira é uma forma inteligente de organizar planos e equipe. Essas funções são responsáveis por orientar a direção e operação do laboratório, encaixando-se em visões e missões de longo prazo.

Dentro das funções estratégicas, os gestores mais experientes podem aconselhar no momento de recrutamento de pessoal, auxiliar no orçamento e nos planos de aquisição ou planos de negócios.

Além disso, englobam também a definição dos objetivos do hospital, desenho dos planos de longo prazo, supervisão das operações laboratoriais, desenvolvimento e administração do orçamento e revisão dos regulamentos. Essa última merece atenção redobrada, como explicaremos no próximo tópico.


Esteja de acordo com a adesão regulatória

Grande parte das atividades laboratoriais devem ser feitas de acordo com certos regulamentos. 

Visando a implementação da regulamentação no ambiente laboratorial, os gestores devem organizar os fluxos de trabalho, orientar os funcionários através de mentorias e cuidar da parte burocrática.


Gerencie os processos de trabalhos internos

Cuidar dos processos internos é crucial para controle de gastos. Por isso, fazem parte do gerenciamento: gestão de inventário, reserva e manutenção de equipamentos compartilhados, aquisição e gestão de recursos, gestão de resíduos e informação.

Como podemos notar, a gestão laboratorial engloba uma infinidade de informações e dados. Para que eles sejam organizados e avaliados da melhor forma, a maior parte dos laboratórios utilizam um software para otimizar o gerenciamento financeiro.


Pesquise qual o melhor software laboratorial

A tecnologia é uma importante aliada na gestão de saúde, otimizando o fluxo de trabalho e trazendo resultados positivos. 


Os softwares especializados em laboratórios devem atender alguns pré-requisitos, como contar com segurança da informação, integração entre postos de coletas e laboratórios centrais e apresentar uma solução eficiente para o gerenciamento financeiro.


No LABSYS WEB, temos controle de contas a pagar e contas a receber, controle de faturamento e financeiro, além de um centro de custos. Assim que o exame é coletado, a conta é automaticamente gerada e cai direto no faturamento.

Além disso, o software oferece capacitação para que os gestores e funcionários possam aproveitar as funcionalidades oferecidas pela tecnologia da melhor forma.


Conheça o LABSYS WEB,  o Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui seu laboratório. Saiba como podemos auxiliar sua gestão laboratorial!


Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Comercial)
(35) 99802-9995 (Whats)

Acompanhe nossas redes
Instagram: @labsysweb
Facebook: @labsysweb
www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE