Qual a importância do checklist laboratorial?
0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Qual a importância do checklist laboratorial?

16/11/2020
Qual a importância do checklist laboratorial?

Saiba como essa ferramenta de gestão irá otimizar a segurança do seu laboratório.


Mesmo com todo o controle das condições laboratoriais, é inegável que os profissionais dos laboratórios de análises clínicas têm uma exposição alta a riscos ocupacionais.

Diariamente, os profissionais estão em contato direto com agentes altamente inflamáveis e explosivos, podendo causar intoxicação, infecções, incêndios e e9918xplosões. 

Por isso, o  checklist laboratorial deve fazer parte de toda gestão de segurança. O objetivo principal de uma checklist laboratorial é auxiliar na redução de riscos e perigos ocupacionais para os trabalhadores dos laboratórios. Continue acompanhando o artigo, saiba os principais pontos e como aplicá-los no seu laboratório.


Pontos principais do checklist laboratorial 

Uma checklist completa permite traçar um passo a passo detalhado das tarefas a serem realizadas, controlando e organizando as atividades. Dessa forma, planejamento e ação andam juntos para desenhar a melhor segurança para os laboratórios. Entre os principais itens da lista estão: 


  1. Aplicar os padrões para laboratório;

  2. Manter a higienização do laboratório;

  3. Cuidar da qualidade e funcionalidade dos equipamentos;

  4. Investir no treinamento de equipes;

  5. Estabelecer segurança ergonômica.


Não negligencie sua checklist, esses são critérios fundamentais para uma boa gestão de segurança interna. 

Um laboratório que conta com uma prevenção eficiente contra acidentes está sempre com os treinamentos em dia e constantemente informado sobre as condições de trabalhos de todos.


Automatização de processos na gestão laboratorial

Além dos itens apresentados anteriormente, a automatização de processos também é uma etapa que está presente no checklist laboratorial.


Isso porque, para garantir que as tarefas sejam realizadas dentro do prazo, livres de erros e com os registros de ações atualizados, os gestores buscam por tecnologias que permitam a informatização e organização dos dados presentes em todas as atividades.


O LABSYS WEB é um software especializado em Gestão Laboratorial que auxilia você em todas as atividades laboratoriais, desde a coleta até a entrega dos exames. Contando com um software de gestão laboratorial, fica mais simples de controlar a realização completa da sua checklist.


Esses e outros serviços você encontra no LABSYS WEB,  o Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui seu laboratório. Saiba como podemos auxiliar sua gestão laboratorial.


Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Telefone)

Acompanhe nossas redes
Instagram: @labsysweb
Facebook: @labsysweb
www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.