Veja as principais tendências em tecnologia para a saúde no próximo ano.
O que nos aguarda no ano que virá? Mais do que nunca essa pergunta ressoa em todos nós, que nutrimos a esperança de que 2021 irá trazer, entre outras coisas, a vacina e alternativas de controle para a pandemia gerada pelo Covid-19.
As perdas de vidas ocasionadas pelo vírus colocam toda a humanidade em luto coletivo, mas também abrem espaço para reflexão. Junto a mudanças estruturais, comportamentais e medidas globais que precisaram ser tomadas, a pandemia também trouxe um foco ainda maior para a importância da saúde e da tecnologia.
Sem os avanços tecnológicos, como o caso da Inteligência Artificial e Telemedicina, tan9918to na área da saúde quanto da ciência, não teria sido possível enfrentar de forma inteligente os desafios apresentados.
A medicina foi sempre uma área que esteve conectada com a tecnologia como forma de melhorar o atendimento e aperfeiçoar tratamentos e curas das doenças. Para 2021, os setores públicos e privados ligados à saúde e à ciência realizam o trabalho de prevenção, pesquisa e tratamento continuarão.
Mais do que nunca, a tecnologia e medicina estão ao lado da vida. Continue a leitura e saiba quais serão as principais tendências para o mercado da saúde em 2021.
Pacientes digitais
A internet, junto à facilidade de aplicativos e agendamentos online, está transformando a forma com que as pessoas lidam com a própria saúde. Os pacientes estão ficando mais autônomos em seus cuidados com a saúde, pois conseguem tomar decisões e controlar seu próprio tratamento.
Por sua vez, pacientes mais exigentes vão pesquisar mais do que valores e qualidade de serviço. Nesse sentido, a experiência do paciente irá contar muito para a escolha de um hospital ou laboratório, como aponta a pesquisa realizada pela CEI (The Customer Experience Index) Survey.
A tecnologia está entre os critérios responsáveis que mensuram a percepção do paciente em relação aos serviços de saúde. Ela poderá estar presente desde o agendamento eletrônico, passando por teleconsultas até a entrega dos resultados laboratoriais.
Telemedicina
A prática da medicina à distância é chamada de Telemedicina. Ela teve um papel crucial na manutenção dos atendimentos, consultas e tratamentos médicos durante a pandemia.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), em abril de 2020, reconheceu e legalizou, em caráter excepcional, a prática da telemedicina em todo o país, enquanto durar a situação emergencial da pandemia.
Podem praticar a Telemedicina todas as especialidades, desde que cumpram os requisitos de segurança previstos pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº 467, no dia 23 de março de 2020 e pela PL 690/20, aprovada em 25 de março de 2020 pela Câmara dos Deputados.
Internet de Coisas Médicas (IOMT) e Inteligência Artificial (IA)
Vista como uma das principais promessas para o setor da saúde, a Inteligência Artificial (IA), quando aplicada na gestão, traz otimização e performance para os serviços.
Os avanços podem ser sentidos na análise preditiva, diagnóstico médico e documentação clínica. Além disso, as inovações previstas no mercado do IA trarão assistentes virtuais e interativos, melhorando a experiência do paciente.
Além disso, temos o IoMT ou Internet de Coisas Médicas que, segundo Delloite, também irão crescer. Oferecendo monitoramento contínuo através de sensores e comunicadores sem fio, os IoMT levarão a informação de seu paciente até os cuidadores. Dessa forma, a tecnologia ajudará no tratamento e prevenção.
Como é possível ver, podemos esperar que a ciência e a tecnologia sejam aliados leais da saúde e medicina. Inovar é uma forma de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes também!
Conheça os serviços oferecidos pelo LABSYS WEB. O Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui sua gestão!
Fale com nossos consultores
0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Telefone)
Acompanhe nossas redes
Instagram: @labsysweb
Facebook: @labsysweb
www.labsysweb.com.br/
Compartilhe essa postagem