Entenda como funciona a integração entre: laboratório central, laboratórios de apoio e posto de coleta
0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Entenda como funciona a integração entre: laboratório central, laboratórios de apoio e posto de coleta

29/09/2020
Entenda como funciona a integração entre: laboratório central, laboratórios de apoio e posto de coleta

Laboratórios centrais necessitam de uma excelente integração em sua relação ao laboratório de apoio e posto de coleta. Confira como agilizar o fluxo de trabalho.


Buscar parcerias com laboratórios de apoio tem sido uma maneira de solucionar as grandes demandas que, muitas vezes, sobrecarregam laboratórios de pequeno e médio porte.

Ao ampliar as possibilidades de exames oferecidos, os laboratórios fidelizam seus pacientes, pois conseguem atender todas suas necessidades internamente e amplia suas opções. 

Para um funcionamento integrado, os laboratórios podem  contar com soluções tecnológicas que conectam, postos de coletas ao laboratório central e este com os laboratórios de apoio.

Quer saber como manter seu laboratório central integrado aos postos de coleta e aos laboratórios de apoio? 

Continue a leitura e saiba também como é possível agilizar os fluxos de en9918vio de amostras, recebimentos e disponibilização dos resultados de exames.


O que é um laboratório de apoio?

Em um laboratório de análises clínicas a variedade de procedimentos é grande e não são todos os laboratórios centrais que dispõem de todos os recursos e equipamentos necessários para atender todos os tipos de demanda.

O laboratório de apoio dispõe de recursos e equipamentos necessários para atender às demandas que alguns laboratórios centrais de análises clínicas muitas vezes não conseguem atender devido a falta de infraestrutura.

Firmando um contrato com um laboratório de apoio terceirizado é possível ter acesso a uma ampla gama de exames e recursos, otimizar e ampliar o atendimento ao paciente e poupar custos que uma nova infraestrutura de serviços necessitaria. 


Integração do Laboratório Central com o Laboratório de Apoio

Para aproveitar os benefícios que o laboratório de apoio oferece, é crucial pensar em uma solução tecnológica que agilize as trocas de informações e cuide da segurança das dos dados dos pacientes. 

Para tanto esclarecemos quais as responsabilidades de cada um:

  • A coleta das amostras (sangue, urina, tecidos, etc) é feita pelo laboratório central;

  • A análise da amostra é feita pelo laboratório de apoio para onde são enviadas as amostras colhidas;

  • Ao fim o laudo retorna para o laboratório central que compartilha o resultado com o paciente.


Visto que, as transações de dados e amostras são complexas e sensíveis é de extrema importância cuidar deste fluxo.

Com o intuito de tornar o fluxo de informações do paciente, dados de coleta, exames e impressão de etiquetas mais rápidos, os softwares laboratoriais devem estar conectados a um banco de dados integrado e seguro. Dessa forma,  é possível integrar automaticamente com o laboratório central.


Integração do Laboratório Central com os Postos de Coleta 

Visando facilitar o acesso do paciente aos exames laboratoriais, foram criados os postos de coleta, a fim de evitar o deslocamento desnecessário até os laboratórios centrais. 

Os postos de coleta são estabelecimentos de saúde que oferecem auxílio em coleta de materiais biológicos e podem ou não realizar exames de média complexidade.

Entre as principais funções de um posto de coleta estão:

  • Atendimento e orientação de pacientes à realizar a coleta necessária;

  • Identificação e recebimento das amostras;

  • Armazenamento correto das amostras e formas de transportes segura até o laboratório central;

  • Liberação e entrega do laudo ao paciente.


Além de construir uma estrutura física para o posto de coleta, o desafio de muitos gestores de laboratórios é a integração entre esses e os laboratórios centrais.  

Neste sentido, a escolha de um software que armazene com segurança as informações dos pacientes e que tenha uma conexão rápida, é fundamental para que o fluxo de amostras e exames ocorra da melhor forma possível e com agilidade.

Além disso, é possível ampliar postos de coletas com outras unidades de saúde terceirizadas. 


LABSYNC, integração entre laboratório e paciente

Falamos da integração entre laboratório central e laboratório de apoio; laboratório central e posto de coleta; agora, resta falar da integração entre laboratório e paciente.

A maior integração entre os laboratórios e pacientes, depende dessas integrações. Mas também, outra contribuição significativa para um excelente atendimento está na obtenção de um sistema de solução que ofereça a possibilidade de acessar os resultados de exames de forma totalmente online.

Com essa solução, os resultados de amostras e exames ficam disponíveis no posto de coleta para impressão ou disponibilizado na internet para download pelo paciente, trazendo comodidade e segurança.

Conheça esse e outros serviços oferecidos pelo LABSYS WEB. O Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas, que simplifica e evolui sua gestão!


Fale com nossos consultores 

0800 707 5900 (Comercial)

(35) 3729-9929 (Whats/Tel)

 

Acompanhe nossas redes

@labsysweb

www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.