Entenda o que é a hematologia laboratorial
0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Entenda o que é a hematologia laboratorial

10/02/2021
Entenda o que é a hematologia laboratorial

Conheça os exames de sangue que permitem analisar profundamente os componentes sanguíneos.


O acompanhamento completo do estado do sangue deve ser feito por meio de uma análise aprofundada dos componentes sanguíneos, a fim de encontrar possíveis distúrbios, doenças ou irregularidades. A área da medicina especialista no estudo aprofundado do sangue é a Hematologia.


Para realizar essa análise, o paciente deve fazer o exame sanguíneo que possibilitará a identificação da condição atual da corrente sanguínea: a hematologia laboratorial. Saiba mais sobre esse ramo da medicina e como os exames são realizados.


Como funciona a hematologia laboratorial?

Primeiramente, a hematologia é um ramo da medicina cujo principal objetivo é realizar um estudo dos órgãos e tecidos que se relacionam com esse componente vital do corpo humano.


Já a hematologia laboratorial é formada pelo conjunto de rotinas analíticas composta por rigorosas etapas laboratoriais:


  1. Pré-analítica: são as atividades que vêm antes do ensaio laboratorial;

  2. Analítica: essa fase inicia-se com a validação do sistema analítico, engloba o controle de qualidade, por exemplo, e termina com a geração de resultados;

  3. Pós-analítica: acontece depois que o resultado analítico é gerado e finda com a entrega do laudo e a interpretação dos resultados dos exames do paciente.


Esse conjunto de exames e práticas laboratoriais permite a identificação de doenças como leucemia, anemias, linfomas, entre outras doenças relacionadas ao sangue.


A tecnologia a favor da hematologia laboratorial

Devido aos avanços tecnológicos na área da saúde e ciência, atualmente, o custo dos exames ficou mais acessível e o tempo de resposta das análises clínicas também diminuiu. 

Outro ponto de destaque está no fato de que a automatização dos processos corrobora para resultados de exames mais assertivos que ajudam a realizar tratamentos mais precisos conforme o diagnóstico.

A hematologia laboratorial, em conjunto com as inovações tecnológicas focadas em laboratórios de análises clínicas, contribui para a prevenção e tratamento de doenças, gerando maior qualidade de vida para a sociedade.


Conheça o LABSYS WEB,  o Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui seu laboratório. Saiba como podemos auxiliar sua gestão laboratorial!


Fale com nossos consultores 

0800 707 5900 (Comercial)

(35) 3729-9929 (Whats/Telefone)

 

Acompanhe nossas redes

@labsysweb

www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.