Aperfeiçoe seu atendimento laboratorial com dicas que visam além do atendimento presencial.
Atendimento laboratorial profissional, você sabe da importância de contar com um para seu negócio? O grande benefício é o sucesso do seu laboratório, garantindo a fidelização de seus clientes e destaque diante dos seus concorrentes.
Além de lidar diretamente com o estado emocional do paciente, o qual chega na recepção para fazer o exame, um bom atendimento ao cliente depende de outros fatores como uma gestão laboratorial integrada, tecnologia e capacitação continuada.
Quais são as práticas que garantem um atendimento de qualidade? Continue lendo, neste artigo mostraremos 5 dicas para o aperfeiçoamento do atendimento laboratorial.
1- Capacidade e habilidade dos profissionais de saúde do laboratório
Cabe à organização implementar uma política permanente de capacitação da equipe. As habilidades profissionais e a capacitação continuada são fatores que contribuem fortemente para o aperfeiçoamento do atendimento laboratorial.
No momento do recrutamento, as habilidades de um bom candidato para atendimento devem ser observadas, entre elas:
Boa capacidade de relacionamento;
Capacidade de reagir positivamente aos desafios;
Capacidade de trabalhar sob pressão.
Mesmo após a admissão, as habilidades e conhecimentos devem ser desenvolvidos. Para isso, é fundamental que a política de capacitação da equipe invista em cursos e treinamentos focados em aperfeiçoar o trabalho feito pelo atendimento.
2- Seja seu próprio cliente
Identificar quais são as dores dos clientes parece algo simples, mas a capacidade de empatia também é um exercício. Uma forma de se colocar no lugar do outro pode ser analisar como você mesmo se sente quando está no “lugar do cliente” em outras situações.
Outro ponto significativo para melhor entender as necessidades dos pacientes é a convivência do dia a dia. Os profissionais do atendimento estão em contato constante com o público e são fontes preciosas para novas ideias e aprendizados a partir da prática.
3- Qualidade da gestão do laboratório
Uma gestão laboratorial de qualidade passa pelo atendimento, gestão financeira, entrega de exames, procedimentos de coleta, entre outros setores que compõem a organização do laboratório.
A organização e otimização dos processos internos têm reflexo no atendimento, pois uma gestão integrada de cada setor irá trazer respostas mais ágeis e assertivas para os pacientes.
4- Invista em Marketing de Relacionamento
Para ir além do bom atendimento presencial e pontual, gestores têm investido no Marketing de Relacionamento. Essa estratégia permite um relacionamento positivo a longo prazo com o paciente.
Neste sentido, você oferece vantagens que transformam seu paciente em fã do seu laboratório. Pois, além de entregar um atendimento de alta qualidade, você está presente na vida dele. Você pode utilizar estratégias de marketing digital para criar uma relação mais próxima com seus clientes.
5- Tecnologia dos equipamentos e alto nível dos produtos
A tecnologia está presente em todos os setores e instituições da saúde. Nos laboratórios de análises clínicas não é diferente.
A aplicação da tecnologia permite digitalizar processos antes manuais, como disponibilização de laudos online, assinaturas eletrônicas e gestão financeira integrada. Também une todos setores, ocasionando uma melhor comunicação entre eles.
Otimizando os processos e gerenciando de forma inteligente os fluxos internos, suas respostas serão mais ágeis e isto refletirá no atendimento ao cliente que será feito de forma rápida e com as informações corretas e precisas.
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