0800 707 5900 35 9 9802 9995 35 3729 9929 comercial@soitic.com

O que é controle de qualidade laboratorial?

09/11/2020
O que é controle de qualidade laboratorial?

Conheça o conjunto de ações que melhora a qualidade dos serviços oferecidos por laboratórios.


Você sabe o que é CQ? Essa simples sigla faz toda a diferença na gestão laboratorial. CQ ou Controle de Qualidade laboratorial é um conjunto de ações e fatores que auxiliam na precisão dos procedimentos e resultados laboratoriais, além de proporcionar maior confiabilidade, que é transmitida aos pacientes. 

Com o papel de regulamentar o controle de qualidade laboratorial, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) torna o CQ obrigatório para laboratórios e postos de coleta privados ou públicos.

Ainda, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 302/2015, os critérios sanitários são padronizados para que se mantenha a segurança e a qualidade do atendimento para seus pacientes.

Visando garantir que seu laboratório efetue um controle de qualidade eficiente, separamos neste artigo os principais pontos que devem ser considerados pela gestão laboratorial, acompanhe!


Quais os principais pontos para um controle de qualidade laboratorial eficiente?

Mensurar e acompanhar os fatores de qualidade auxiliam a chegar cada vez mais próximo dos resultados esperados. Abaixo encontram-se os principais pontos a serem levados em consideração para um controle eficiente, segundo a RDC nº 302/2005.

Controle Interno de Qualidade (CIQ) 

Para manter o controle interno, utilizam-se procedimentos específicos que compõem o CIQ.

Entre as ações que compõem o CIQ, está o monitoramento do processo analítico feito pela análise das amostras controle, realizando o registro dos resultados e a análise dos dados.

Somam-se ao monitoramento outras duas ações: a definição de critérios de aceitação dos resultados e a liberação ou rejeição das análises após avaliação dos resultados das amostras de controle. Além disso, é crucial o registro de novas ações decorrentes da avaliação das rejeições.


Controle Externo de Qualidade (CEQ)

Fazem parte dos sistemas de avaliações do CEQ: os ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais. 

Entre eles, destacam-se os Ensaios de Proficiência, que são realizados por cada unidade do laboratório clínico e incluem todos os exames realizados na rotina do laboratório. 

Além de registar os resultados colhidos no CEQ, também é preciso registrar as inadequações, investigações de causa e ações tomadas para os resultados rejeitados ou que não foram aprovados na proficiência.


Investimento em Biossegurança 

Esterilização dos equipamentos, manuseio correto de resíduos, tratamento do ar:  essas e outras ações fazem parte do Investimento em Biossegurança. Elas têm como principal objetivo garantir a integridade do ambiente laboratorial.

Cuidar do ambiente laboratorial evita riscos e acidentes que venham interferir na saúde e segurança dos pacientes e funcionários. Para isso, gestores devem obedecer aos critérios da RDC nº 302/2005 e realizar treinamentos constantes para emergências.


Otimização de processos e padronização de técnicas

POP (Procedimentos Operacionais Padrão) ou Instruções de Trabalho (IT) são ferramentas de análise utilizadas para mensurar, otimizar e padronizar processos e técnicas laboratoriais.

Um controle de qualidade que não se preocupa em aperfeiçoar e melhorar os processos internos não estará completo. Por isso, esse deve ser o foco principal para que o serviço prestado seja de excelência.


Acreditação laboratorial 

A Acreditação Laboratorial é uma certificação de que o laboratório é reconhecido com todas as qualidades e está dentro da regulamentação estabelecida no controle de qualidade.

Com essa certificação, seu laboratório ganha credibilidade, pois ela atesta:


  • A realização de procedimentos feitos de forma eficiente e segura;

  • Otimização de processos de gestão;

  • Satisfação do cliente.


Para auxiliar na organização e mensuração dos dados e avaliações feitas para o controle de qualidade laboratorial, utilize um software especializado em gestão laboratorial.

Esses e outros serviços você encontra no LABSYS WEB,  o Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas que simplifica e evolui sua gestão. Saiba como podemos auxiliar sua gestão laboratorial.

Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Comercial)
(35) 99802-9995 (Whats)

Acompanhe nossas redes
Instagram: @labsysweb
Facebook: @labsysweb
www.labsysweb.com.br/


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE