Veja 5 dicas para melhorar o atendimento do seu laboratório
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Veja 5 dicas para melhorar o atendimento do seu laboratório

25/08/2020
Veja 5 dicas para melhorar o atendimento do seu laboratório

O atendimento ao cliente é o cartão de visita de todos os negócios. Conheça as principais dicas para ter o melhor atendimento para laboratórios de análises clínicas


Manter um excelente atendimento aos pacientes  é a chave para o crescimento de qualquer negócio, afinal este é seu cartão de visita. Mas, como se adaptar e colocar em prática os segredos básicos para o melhor atendimento do seu laboratório?

O cenário atual requer cuidados específicos para o combate do coronavírus e o atendimento ao paciente não fica de fora dessas mudanças necessárias. 

Particularmente, ambientes de saúde tiveram que se adequar, seja realizando entregas de exames e diagnósticos online, seja com o uso obrigatório de máscaras tanto pelos funcionários quanto pelos pacientes .

Além das especificidades deste momento, alguns segredos de como melhora918r o atendimento ao paciente  permanecem os mesmos. Vamos desvendá-los e saber como aplicá-los ao seu laboratório?

Desenvolva um tratamento humanizado ao paciente

Entre as habilidades humanas mais requisitadas pelas empresas estão a capacidade de se comunicar de forma didática e empática, além, é claro, de buscar conexão com a outra pessoa.  Pois, o objetivo final do atendimento é satisfazer as necessidades do paciente.

Ser didático é comunicar com clareza e com calma aquilo que precisa ser feito, aqui é preciso ser direto, mas sem se tornar grosseiro. Alguns processos ou prazos podem ser difíceis para quem é de fora da empresa entender, por isso tenha disposição para tirar todas as dúvidas e explicar novamente se for necessário.

Colocar-se no lugar da outra pessoa, ajudará você incrivelmente a entender com melhor precisão e clareza aquilo que a pessoa precisa. A empatia deve ser exercitada não só no ambiente de trabalho, mas em todas as áreas da vida.

E nunca se esqueça de criar conexão. Tenha uma primeira conversa, seja com um quebra gelo ou perguntando sobre qualquer outro assunto que não envolva objetivamente o trabalho, a empresa ou a questão em si.

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Essa pode parecer mais uma regra do que um segredo, mas não custa lembrar, certo?

Procure sempre manter o ambiente limpo e organizado, assim como a higiene pessoal. A imagem do ambiente e dos profissionais cria credibilidade para seu laboratório.


Seja ágil e gere valor ao paciente 

O tempo de resposta é um ponto diferencial para o seu negócio. Se você não responder primeiro e a concorrência for mais rápida, você perde seu paciente.

Por isso, existe a opção de mensagens automáticas quando se trata de uma comunicação por e-mail, mensagens ou outros canais de atendimento. 

Caso seja um atendimento presencial a agilidade de entregar a resposta também é válida. E não se esqueça! Não basta ser rápido se você não entregar a resposta certa que o seu paciente busca. Ouça e compreenda o que ele necessita, depois analise qual a melhor forma de poder ajudá-lo.

Realize pesquisas de satisfação

Neste momento, você oferece um espaço para que o paciente  possa fazer um feedback sincero sobre os serviços prestados.

Faça uma pesquisa para analisar o suporte e/ou onboarding. Este canal é importantíssimo para que a gestão avalie aquilo que precisa ser melhorado e valorize aquilo que já está em perfeito funcionamento.

Invista em tecnologia de ponta

Deixamos por último, mas este é um dos grandes segredos de todo laboratório com atendimento de sucesso: a aplicação de TECNOLOGIA.

A aplicação dela permite digitalizar processos antes manuais, como disponibilização de laudos online, assinaturas eletrônicas e gestão financeira integrada. Além disso, integra todos setores ocasionando uma melhor comunicação entre eles.

Ao otimizar os processos e gerenciar de forma inteligente os fluxos internos, suas respostas serão mais ágeis e isto refletirá no atendimento ao cliente que será feito de forma rápida e com as informações corretas e precisas.

Não podemos esquecer das vantagens de automatizar o gerenciamento de resultados e conexão direta com postos de coleta integrados aos laboratórios.


Esta e outras soluções específicas você encontra no LABSYS WEB. O Sistema de Soluções para Laboratórios de Análises Clínicas, que simplifica e evolui sua gestão!
                                      

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